Orações

O que é a oração? Segundo o Catecismo, a oração é um impulso do coração, um grito de reconhecimento e amor em meio a provação ou em meio à alegria.

2559 “A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes. De onde falamos nós, ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das “profundezas” (Sl 130,1) de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado. A humildade é o fundamento da oração. “Nem sabemos o que seja conveniente pedir” (Rm 8,26). A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus.

2560 “Se conhecesses o dom de Deus!” (Jo 4,10). A maravilha da oração se revela justamente aí, à beira dos poços aonde vamos procurar nossa água; é aí que Cristo vem ao encontro de todo ser humano, é o primeiro a nos procurar, e é Ele que pede de beber. Jesus tem sede, seu pedido vem das profundezas do Deus que nos deseja. A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.

2561 “És tu que lhe pedirias e Ele te daria água viva” (Jo 4,10). Nossa oração de pedido é, paradoxalmente, uma resposta. Resposta à queixa do Deus vivo: “Eles me abandonaram a mim a fonte de água viva, para cavar para si cisternas furadas!” (2,13), resposta de fé à promessa gratuita da salvação, resposta de amor à sede do Filho único.

A oração nos aproxima, renova a nossa aliança com Deus. É o pedido de um filho a seu pai, nem sempre o que se pede é bom para o filho, o pai sabe o que será melhor para seu filho… Assim é com Deus, ele conhece nossa história e sabe se algo será bom ou não para nós, em nossas preces nunca devemos deixar de pedir, mas colocando sempre nas mãos de Deus pois ele sabe o que é melhor e… Só o que agrada a Ele deve nos importar.

Santa Tereza D’Avila em um de seus poemas, nos trouxe uma oração que nos ilumina com esta verdade.

Só Deus basta

Nada te perturbe,
nada te assuste,
tudo passa.
Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem nada lhe falta.
Só Deus basta!

Lembremo-nos que só Deus basta, em sua sabedoria ele sabe o que é melhor para nós, entregue suas necessidades a Ele e confie no Senhorio de Deus.

Próximos eventos

  1. Seminário de Dons

    23 Maio @ 14:00 - 24 Maio @ 17:30