Grupo de Oração RCC: Qual sua missão na Igreja?

“Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e pousavam sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concediam se exprimirem” (At 2, 1-5). 

Esse acontecimento, retratado nas páginas bíblicas, mudou o curso da humanidade. Prenunciado já no Antigo Testamento (cf. Jl 3, 1b), o Espírito Santo foi a grande promessa deixada por Jesus aos seus discípulos. Passados os eventos da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, Jesus é elevado aos céus e, na ocasião, revela: “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós” (At 1, 8). Então, juntamente com a Virgem Maria, os discípulos se reuniram no Cenáculo em Jerusalém e, unidos em oração, clamavam a promessa de Deus. Foi então que o vento impetuoso soprou e toda a vida da Igreja foi alcançada ao longo dos séculos que se sucederam. 

Em cada tempo e lugar, o próprio Espírito, na força de Pentecostes, suscitou o novo, de modo que o Evangelho de Jesus Cristo fosse anunciado e transformasse a vida de quem se deixava cativar.

Em 2019, a RCCBRASIL celebrou 50 anos de existência. O início dessa história remonta à cidade de Campinas (SP), na pessoa do sacerdote jesuíta, Padre Haroldo Rahm que começou a organizar os primeiros retiros, em 1969. Tais momentos foram decisivos para que a grande Corrente de Graça alcançasse nosso país. Desses momentos participaram Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Eduardo Dougherty, fundador da Associação do Senhor Jesus, Reinaldo Beserra e sua esposa Reinalda, entre outros. 

Já em 1973 aconteceu o primeiro Congresso Nacional do Movimento, que a essa altura já havia alcançado o Paraná, em 1970, e Minas Gerais em 1972. 

Passados alguns anos nasciam as TVs católicas, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação e levar a vivência de Pentecostes para as famílias. De modo que, em 1990, aconteceu uma grande “explosão” do Movimento no país.

Atualmente, o Brasil é o país onde a RCC se faz presente de modo mais expressivo, contando atualmente com cerca de 13 mil Grupos de Oração cadastrados no SAVIC (Serviço de Apoio à Vida Carismática).

A narrativa de Pentecostes (At 2, 1ss) apresenta a unidade dos irmãos em clamar o Espírito Santo. O Concílio Vaticano II conclama à toda Igreja um Novo Pentecostes e, em Duquesne, o Senhor se manifestou em profusão com o derramamento dessa Graça, transbordando para o mundo inteiro. 

Eis o momento do derramamento da Graça de Deus sobre seu povo. Todos os que, sedentos por Deus, quiserem aproximar-se, poderão viver a experiência do anúncio do Amor do Pai que pode culminar na conversão do coração. Costuma-se ter um momento inicial de Louvor a Deus, com cânticos e muita animação, afinal “a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8, 10). Logo após clama-se o Espírito Santo, sendo o momento alto do encontro. A palavra é ministrada por algum irmão(a) pregador(a), escolhido(a) previamente pelo Núcleo de serviço e depois se aprofunda ainda mais a pregação com um forte momento de clamor ao Sopro do Alto.

Este ano encerramos as atividades, mas ano que vem o Grupo de Oração São Miguel Arcanjo estará de volta incandescente pelo Espirito Santo! Tenham todos um Feliz Natal, que o Salvador te livre de todo mal bem como toda sua família.

Este material foi produzido a partir dos conteúdos disponíveis das Apostilas de Formação da Editora RCCBRASIL.

Por favor, siga de compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos eventos

  1. Seminário de Dons

    23 Maio @ 14:00 - 24 Maio @ 17:30